Notícias da Diocese › 17/05/2024

10 anos de Dom Cesar na Diocese de São José dos Campos

Comemoramos, neste 17 de maio de 2024, os 10 anos de posse de Dom Cesar Teixeira, como bispo da Diocese de São José dos Campos. Louvado seja Deus pela vocação e ministério de nosso bispo.

Seu lema episcopal, “Somos de Deus”, extraído da primeira carta de João, resume seu propósito de caminhar junto com seu rebanho “como irmãos e irmãs na fé, para fazer acontecer o grande sonho de Deus”, como afirmou em sua primeira homilia na Catedral Diocesana de São Dimas, no domingo, 18 de maio de 2014.

A posse. Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, quarto bispo diocesano de São José dos Campos/SP, tomou posse na tarde do dia 17 de maio de 2014, em Missa celebrada no Centro da Juventude “Fuad Cury”, em São José dos Campos. Cerca de 5 mil fiéis participaram da celebração.

O báculo foi entregue a Dom Cesar Teixeira pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, então arcebispo de Aparecida, metropolita da Sub-região Aparecida.

Os 3 bispos que governaram anteriormente a Diocese de São José dos Campos, em seus 37 anos de existência, também  concelebraram a Missa de posse: o primeiro bispo, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro (já falecido); o segundo, Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André/SP; e Dom Moacir Silva, antecessor de Dom Cesar, e atual arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto/SP.

Também estiveram na celebração Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista/SP (já falecido), Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão/SC, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador/BA, Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo/RS, Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina/MG, Dom João Inácio Müller, na época bispo de Lorena/SP, Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito de Taubaté/SP, Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes/SP, Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá/PR, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos/SP e Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco/SP.

Além do povo de sua nova diocese, participaram também familiares, autoridades e diocesanos de Bom Jesus da Lapa/BA, que viajaram 29 horas para participar da missa de posse. No final da celebração, eles cantaram o Hino do Bom Jesus e entregaram uma réplica da imagem do Bom Jesus da Lapa a Dom Cesar.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB. Pela primeira vez em sua história, a Diocese de São José dos Campos recebeu um bispo já ordenado e com uma experiência episcopal de 5 anos. Dom José Valmor Cesar Teixeira, sdb, foi transferido da Diocese de Bom Jesus da Lapa – BA, para conduzir o rebanho de Cristo presente na Igreja Particular de São José dos Campos.

Logo de início preocupou-se em convocar a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que ocorreu em 2015 e desencadeou a elaboração do PDEP (Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral), aprovado em 2017.

Atendendo às orientações do Papa Francisco, sobretudo no campo da Pastoral Familiar em nossos tempos, criou a Pastoral Judiciária para favorecer o acesso das pessoas que suspeitam da validade de seu matrimônio e procuram o Tribunal Eclesiástico para a verificação dessa suspeita.

Desde sua chegada tem realizado com dedicação a visita pastoral às comunidades paroquiais, sendo que já esteve 31 paróquias. Nessa oportunidade celebra com o povo, reúne-se com as lideranças, visita enfermos, comunidades, obras sociais e outras, quando há. Também verifica os livros paroquiais (registro de batismos, matrimônios e livro de tombo), apresenta a Diocese em sua constituição e organização e dá orientações para que a paróquia caminhe sempre em comunhão com a Igreja e a Diocese.

Este bispo possui um tino administrativo aguçado, que tem contribuído para o avanço da Diocese de São José dos Campos em sua organização financeira e conquista de patrimônios, sobretudo nas paróquias.

Outro grande passo que a Diocese deu sob o governo deste bispo foi a organização do arquivo diocesano, com a separação e identificação de toda a documentação relativa aos 40 anos de sua história. Em seu governo deu-se a construção da nova ala do Seminário Santa Teresinha, que o tornou mais amplo e adequado às suas finalidades, constituindo-o como um espaço formativo e propício a pequenos encontros de padres que favorecem tanto a estes quanto aos seminaristas.

Sua experiência como superior religioso e seu espírito empreendedor o fazem presente junto às lideranças da Diocese, sempre acompanhando, orientando o que se elabora e exigindo resultados daquilo que se executa. Tem uma presença significativa junto aos seminários, acompanhando de perto o processo formativo em todas as suas etapas.