Mês Missionário Extraordinário na Diocese
O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de despertar maior consciência para a missão e “retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
Na Diocese de São José dos Campos as atividades do Mês Missionário Extraordinário se juntam às comemorações em preparação aos 40 anos desta Igreja Particular.
As paróquias se organizaram e irão abrir o Mês Missionário nas celebrações do domingo, dia 6 de outubro. Participe.
A Comissão Diocesana para a Ação Missionária é a responsável pela organização e articulação das atividades dessas duas grandes ações – o Mês Missionário e a “Missão 40 anos” que será vivenciada por toda a Diocese.
Missão Diocesana
Como parte da programação do Mês Extraordinário e em vista aos 40 anos da Diocese, no dia 5 de outubro (sábado), acontecerá na Paróquia Santa Inês, em São José dos Campos, a primeira Ação Missionária Diocesana.
Cerca de 180 missionários de várias paróquias estarão nos bairros que compreendem a Paróquia Santa Inês e farão visita às casas da comunidade.
A programação inicia às 7h com a chegada dos missionários e café. Após a oração inicial, com a bênção de envio os agentes evangelizadores seguem para as visitas retornando por volta do Meio-dia quando se encerrará a atividade.
O tema
“Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão” é o título escolhido pelo Papa Francisco para o Mês Extraordinário. Todo batizado é chamada a ser missionário. A missão é entendida como uma proposta de fé que Deus faz ao homem e vem ao encontro de toda Igreja.
Cruz Missionária
É o grande símbolo para o Mês Extraordinário que todas as Dioceses do Brasil receberam, na Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro, para incentivarem as ações missionárias, bem como peregrinar por paróquias e comunidades em todo o território nacional.
A cruz faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. A cruz é um sinal que continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.
1. A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão, da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2. Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3. As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4. A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5. Relíquia de Santa Nazária, fundadora de uma Congregação Missionária feminina na Bolívia.
Peregrinação pela Diocese
Em preparação à grande Missão Diocesana pelos 40 anos e em comunhão com o Mês Extraordinário, de outubro de 2019 a abril de 2021 a cruz missionária irá percorrer todas as paróquias, comunidades religiosas e institutos seculares da Diocese.
A programação foi preparada pela Comissão para a Ação Missionária com os párocos e responsáveis pelas congregações.
Confira a programação completa:
Oração do Mês Missionário Extraordinário
Pai Nosso, o teu Filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo,
concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes, para que a missão
confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões que levem
vida e luz ao mundo. Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor e a misericórdia
de Jesus Cristo, Ele que é Deus contigo,
vive e reina na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre. Amém.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.