Notícias da Diocese › 15/12/2020

Paróquia Coração Eucarístico de Jesus completa 30 anos de história

O ano de 2020 marca a celebração de 30 anos de história da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, no bairro Novo Horizonte. Essa edição do Jornal Expressão traz um artigo a esse respeito, escrito pelo padre Gustavo Munhoz, vigário da paróquia. Leia abaixo.

Era o ano de 1978. Num domingo, 24 de setembro, às 8h da manhã, Frei Dionísio Maria Testi, OSM – o então pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo – celebrava a Santa Missa que inaugurava um novo bairro em São José dos Campos, nas terras que antes eram as fazendas do Sr. José Carlos Pereira da Silva. Era o início da história do Parque Novo Horizonte e o início da comunidade que, 12 anos depois, se tornaria uma paróquia de um coração imenso.

O local, distante da Matriz do Eugênio de Melo, tinha em seu entorno capelas centenárias que testemunharam o início dos primeiros bairros da zona leste de São José dos Campos. A mais antiga delas, Nossa Senhora D’Ajuda, no bairro do Bom Retiro, conta com aproximadamente 230 anos, além de ser a comunidade de origem de Dom Moacir Silva, o 3º bispo de nossa diocese e atual Arcebispo de Ribeirão Preto. Só sob a proteção de São Benedito, existiam duas: a do Capão Grosso, com 132 anos e a que está no atual bairro do Santa Hermínia, que conta com, aproximadamente, 100 anos.

Mesmo com o empecilho da distância, Frei Dionísio costumava atender aquelas comunidades e se fazer presente nas festas tradicionais que existiam na região. Quando surgiu o bairro Novo Horizonte, não teve dúvidas de que ali também deveria haver uma comunidade vibrante e missionária que pudesse atender às demandas pastorais que surgiam. Uma das primeiras tradições que nasceram lá eram as missas campais, no dia 1º de maio, que passaram a acontecer todos os anos na festa do trabalhador. O Frei servita também se empenhou na construção da primeira capela no local onde hoje se encontra o UPA do Pq. Novo Horizonte e, mais tarde, no início da construção da atual Igreja, na praça central do bairro.

Em 28 de junho de 1981, Dom Eusébio Oscar Scheid, scj – o primeiro bispo de nossa recém-criada diocese, – lança a pedra fundamental da Igreja que, inicialmente, foi confiada ao Sagrado Coração de Jesus. Em fevereiro de 1982, iniciaram-se as primeiras missas votivas ao padroeiro, nas primeiras sextas-feiras do mês. Na época já se faziam presentes expressões eclesiais como a Congregação Mariana, Vicentinos e a presença das Irmãs Salesianas que muito contribuíram com a formação da juventude e dos demais leigos na paróquia.

Nos anos seguintes, a comunidade contou com reuniões constantes para coordenar e estruturar a ação pastoral na região e também a construção da Igreja. As missas eram celebradas nas tardes de domingo, sempre com uma participação surpreendente. Era uma questão de tempo para que se decidisse pela criação de uma nova paróquia. Em 1983, já apareciam registros de que o padroeiro seria, de maneira definitiva, o Coração Eucarístico de Jesus – título que serviu para diferenciar a comunidade daquela que existia no Bosque dos Eucaliptos, que se tornaria a Paróquia Coração de Jesus em 1985.

Nesta fase próxima, o Pe. Alzir Sales Coimbra e o então Pe. Dimas Lara Barbosa (hoje Arcebispo de Campo Grande), que sucederam ao Frei Dionísio na Paróquia Imaculada Conceição, foram importantíssimos na promoção de formações de articulação e planejamento pastoral que muito ajudaram na criação de lideranças entre os leigos. Finalmente, em 15 de dezembro de 1990, era instalada a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus: a terceira paróquia criada pela Diocese de São José dos Campos, e que nascia com território grande, contando, então, com 8 comunidades que nasceram com o surgimento de bairros vizinhos.

O primeiro pároco foi o Pe. Alzir, o mesmo que havia trabalhado anteriormente com a formação pastoral daqueles paroquianos. Depois dele, foram párocos os Padres Amarildo Donizete da Costa, José Cândido Pereira, Vicente Benedito Simões, Lucas Rosa da Silva e, atualmente, o Pe. Luciano Barbosa. No decorrer destes anos, muitos outros padres, diáconos e seminaristas passaram pela paróquia e muito contribuíram para a formação e animação das comunidades nas atividades de evangelização, promoção social e espiritual de nossos irmãos e irmãs. Além disso, hoje contamos com 11 comunidades e uma gama de pastorais e movimentos que marcam presença em todos os momentos da comunidade.

A paróquia chega aos 30 anos buscando enfrentar os novos desafios que vieram com a pandemia. É marcante, neste tempo, o testemunho de solidariedade e partilha de nossos paroquianos que aderiram com alegria às iniciativas de ação social e espiritual no socorro a tantas famílias prejudicadas pelas atuais circunstâncias. É marcante a alegria e a perseverança na fé de nosso povo, que, com toda a certeza, é fruto deste alicerce histórico de um discipulado intenso e bem participado feito nos inícios da comunidade. Damos graças a Deus por estes frutos! E que possamos colher muito mais de agora em diante nesta paróquia cheia de corações eucarísticos como o seu padroeiro.

Pe. Gustavo Munhoz de Sousa
Vigário paroquial