A Voz do Pastor › 14/03/2018

São José: patrono da Igreja e de nossa Diocese

A Igreja Católica celebra em 19 de março a Festa de São José, patrono da Igreja universal. É com mais alegria que celebramos essa festa em nossa Diocese, pois levamos o nome do santo: Diocese de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Por todo o Brasil vamos encontrando cidades, povoados, instituições, e muitas realidades que levam o nome de São José, indicando o amor com que nosso povo venera este Homem de Deus, que se colocou a serviço dos planos do Pai do Céu. São José aparece citado em diversas passagens da Sagrada Escritura, especialmente nos Evangelhos. O Evangelista São Mateus nos diz: “A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, resolveu repudiá-la em segredo” (Mt 1, 18-19).  Mas tendo ouvido a voz do Senhor, através do anjo, obedeceu a Deus em tudo, “levando Maria para sua casa”.

Assim, aquele que fora escolhido por Deus para ser o pai responsável por Jesus,  entra na História da Salvação, dando sua colaboração ao plano de Deus, ainda que não entendesse tudo, desde o início. A partir da visita do anjo Gabriel e do diálogo que vai tendo com José, de forma extraordinária, vamos vendo que este homem de Deus, vai se tornando um EXEMPLO DE FÉ. Vai assumindo, de verdade, em sua vida, e nos acontecimentos da vida a afirmação, tantas vezes repetidas pela Sagrada Escritura: “para Deus nada é impossível”.

São José vence as dificuldades para entender as surpresas de Deus, deixando-se conduzir pela Fé. Continua São Mateus: “Eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em um sonho, dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados’. (…) José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em sua casa sua mulher” (Mt 1, 21-24).

É São José quem vai defender o menino Jesus da violência de Herodes, levando-o para o exílio do Egito de onde retornará quando este tiver morrido. Será ele, com sua profissão,  que vai sustentar a mãe e o menino, que vai crescendo em tamanho e graça. E, assim, Jesus vai sendo conhecido e nominado entre os seus como o “filho de José”. Vemos isso no Evangelho de São Lucas: “Ao iniciar seu ministério, Jesus tinha mais ou menos trinta anos e era, conforme se supunha, filho de José” (Lc 3, 23).

Por isso, a comunidade Diocesana alegra-se com a celebração de seu Padroeiro e Patrono. Parabéns à cidade de São José dos Campos, que desde os seus inícios foi colocada sobre a proteção e a nominação do Patrono da Igreja Católica. Parabéns à nossa Diocese que com alegria e orgulho tem como patrono o pai responsável por Jesus Cristo.  Que saibamos, como nossos antepassados, a exemplo de São José, ser testemunhas da Fé, amigos de Jesus Cristo e construtores da paz. Que a Sagrada Família: São José, Nossa Senhora e o Senhor Jesus sejam uma bênção para nossa Diocese e nossa querida cidade de São José dos Campos

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Reze com nosso bispo a Oração e Consagração a São José