Notícias da Diocese › 24/09/2019

Mês Missionário Extraordinário na Diocese

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de despertar maior consciência para a missão e “retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Na Diocese de São José dos Campos as atividades do Mês Missionário Extraordinário se juntam às comemorações em preparação aos 40 anos desta Igreja Particular.

Participe da abertura do Mês Missionário Extraordinário

Em nível diocesano a celebração de abertura do Mês Missionário será no dia 5 de outubro (sábado), às 19h30. Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano, preside missa na Catedral Diocesana de São Dimas.

As paróquias se organizaram e irão abrir o Mês Missionário nas celebrações do domingo, dia 6 de outubro. Participe.

A Comissão Diocesana para a Ação Missionária é a responsável pela organização e articulação das atividades dessas duas grandes ações – o Mês Missionário e a “Missão 40 anos” que será vivenciada por toda a Diocese.

Missão Diocesana

Como parte da programação do Mês Extraordinário e em vista aos 40 anos da Diocese, no dia 5 de outubro (sábado), acontecerá na Paróquia Santa Inês, em São José dos Campos, a primeira Ação Missionária Diocesana.

Cerca de 180 missionários de várias paróquias estarão nos bairros que compreendem a Paróquia Santa Inês e farão visita às casas da comunidade.

A programação inicia às 7h com a chegada dos missionários e café. Após a oração inicial, com a bênção de envio os agentes evangelizadores seguem para as visitas retornando por volta do Meio-dia quando se encerrará a atividade.

O tema

“Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão” é o título escolhido pelo Papa Francisco para o Mês Extraordinário. Todo batizado é chamada a ser missionário. A missão é entendida como uma proposta de fé que Deus faz ao homem e vem ao encontro de toda Igreja.

Cruz Missionária

É o grande símbolo para o Mês Extraordinário que todas as Dioceses do Brasil receberam, na Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro, para incentivarem as ações missionárias, bem como peregrinar por paróquias e comunidades em todo o território nacional.

A cruz faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. A cruz é um sinal que continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.

1. A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão, da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.

2. Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.

3. As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.

4. A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5. Relíquia de Santa Nazária, fundadora de uma Congregação Missionária feminina na Bolívia.

Peregrinação pela Diocese

Em preparação à grande Missão Diocesana pelos 40 anos e em comunhão com o Mês Extraordinário, de outubro de 2019 a abril de 2021 a cruz missionária irá percorrer todas as paróquias, comunidades religiosas e institutos seculares da Diocese.

A programação foi preparada pela Comissão para a Ação Missionária com os párocos e responsáveis pelas congregações.

Confira a programação completa:

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso, o teu Filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo,
concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes, para que a missão
confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões que levem
vida e luz ao mundo. Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor e a misericórdia
de Jesus Cristo, Ele que é Deus contigo,
vive e reina na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre. Amém.