Notícias da Diocese › 14/01/2019

Falece Mario Ottoboni, amigo de Franz de Castro Holzwarth e fundador da APAC

Mario Ottoboni morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (14). Ottoboni estava internado em estado grave na UTI de um hospital em São José dos Campos.

A Diocese de São José dos Campos solidariza-se com familiares e amigos e agradece pelos feitos do advogado em favor dos mais humildes e pobres e, em especial, os encarcerados.

O velório será na Câmara Municipal de São José dos Campos. Missa de corpo presente, neste segunda-feira (14), às 20h. Sepultamento amanhã (15), às 8h30, no Cemitério Pe. Rodolfo Komórek, no centro de São José.

Formado em Direito, Mario Ottoboni nasceu em Barra Bonita/SP, mas desde pequeno já vivia em São José dos Campos, onde teve participação ativa na vida política da cidade. Junto com o Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth, fundou a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Foi secretário administrativo da Câmara Municipal de São José dos Campos por 30 anos. Ele também foi autor de mais de 30 livros. Mario Ottoboni, foi o primeiro presidente do antigo Esporte Clube São José, que depois viria a se transformar no São José Esporte Clube. Ottoboni foi o responsável pela viabilização e construção do atual estádio Martins Pereira, inaugurado em 1970.

Viúvo desde 2016, Ottoboni deixa quatro filhos e netos.

Mario Ottoboni foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) por criar a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Em entrevista ao portal da APAC, Mario Ottoboni contou sobre sua vida, trajetória e missão. Assista:

Quem sou

Mário Ottoboni volta ao passado para contar sobre seu ingresso na vida acadêmica. Mal sabia ele que o curso de Direito iria servir de inspiração para criar a APAC.

Jesus ao pé do ouvido

“Vai trabalhar com os presos.” Esse foi um comando sutil ouvido por Dr. Mário. E, depois de uma visita a um presídio, ele confirmou sua missão: “eu vou ajudar esse pessoal.”

A emoção

Dr. Mário Ottoboni sentiu que tinha que ser feito tudo de novo, porque o sistema prisional brasileiro é um sistema falido. Isso na década de 70! E a ideia da APAC começou.

O que é APAC

A APAC é parceira da justiça, atuando como um órgão auxiliar à execução da pena.

O método e a valorização humana

Entre todos os itens do método APAC está a valorização humana. Como o próprio nome deixa claro, valoriza-se o que há de essencial em cada pessoa, buscando resgatar sua humanidade.

1 Comentário para “Falece Mario Ottoboni, amigo de Franz de Castro Holzwarth e fundador da APAC”

1. Solange Rosalem Senese disse:

Céu em festa! Mario reencontra sua amada Cidinha e amigos como o Dr Franz.
    Aoaqueanos, temos ouro anjo zelando pelas APACS. Sentiremos falta dos seus conselhos e abraço fraterno!