Artigos › 21/09/2018

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

No dia 21 de setembro o calendário civil comemora o Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiências, sensório, motora e intelectual. Esta data foi estabelecida em 1982, em Encontro Nacional de Entidades Sociais e oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

A pessoa com deficiência, em muitas situações, é vista como um problema para a sociedade  e não como um membro que é capaz de contribui com ela. Por isso é o individuo que deve se adaptar a ela com ajuda de profissionais, por meios de reabilitação ou cura.

A atitude inclusive porém reconhece que a pessoa com deficiência tem potencial próprio que deve ser descoberto e promovido. O necessário é que sejam eliminadas barreiras físicas econômicas e preconceitos sociais e sejam dadas condições para que este potencial apareça, como ocorreu nos Jogos Parapan-Americanos 2015, onde o Brasil alcançou o primeiro lugar no quadro que medalhas.

A inclusão das pessoas com deficiências só se tornará viável se formos ao encontro delas na situação concreta de vida em que se encontram, fechadas muitas vezes nas famílias, num mundo invisível e, por isso, fica a impressão de não existirem, perguntando inclusive alguns: “Onde estão as pessoas com deficiências?”.

::LEIA TAMBÉM::
Ser igual entre os diferentes. Conheça o trabalho desenvolvido em nossa Diocese junto as pessoas com deficiência.

A Igreja, afirma o Papa Francisco, deve estar com as portas abertas, não somente esperando que as pessoas venham, mas para sair pelas encruzilhadas, sendo movida pela mesma compaixão de Nosso Senhor Jesus, interessando-se pelos que ninguém se interessa.

O Conselho Diocesano das Pessoas com Deficiências (Codiped) enfatiza a urgência da necessidade da descoberta e da disponibilidade de pessoas que, em nossas paróquias e comunidades, movidas pela fé, coragem e ardor missionário, saiam em direção a esta situação de periferia.

Que o Espírito Santo desperte no coração de muitas pessoas o desejo de trabalharem nesse setor da vinha do Senhor e; deste modo, ajudem suas comunidades atender o chamado urgente que o Senhor está fazendo a Igreja.

Padre José Valdir Rodrigues
Assessor do Conselho Diocesano das Pessoas com Deficiências (Codiped)