Cemitério Horto da Paz

Localizado no interior do Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komórek, no centro de São José dos Campos, o Cemitério Horto da Paz é administrado pela Mitra Diocesana desde 1999. Em seu interior há uma Capela onde é celebrada missa todas às Segundas-feiras, às 8h30. Na foto, a área contornada em vermelho delimita o Cemitério Horto da Paz.

O Cemitério Horto da Paz (antigo Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento) foi criado pela “Irmandade do Santíssimo Sacramento” da Paróquia São José para sepultar seus integrantes e familiares, por isso levava o nome desta Irmandade. Não consta em ata uma data precisa da criação do Cemitério, o que consta é que em 1890 a Irmandade obteve um aumento de área de terra junto ao Cemitério Municipal de São José dos Campos, hoje Cemitério Padre Rodolfo Komórek, cedido pela Câmara Municipal de São José. A Irmandade do Santíssimo Sacramento – Paróquia São José – dissolveu-se em 1999 e os irmãos remanescente passaram a participar da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia Santuário São Judas Tadeu.

Em tempos passados, foram doadas áreas às Congregações Religiosas, que têm casas na cidade, para sepultarem seus religiosos; é o caso dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (PMMI), dos Servos de Maria (Servitas) e das Franciscanas do Sagrado Coração. No Horto da Paz já estiveram sepultados dois bem-aventurados: Padre Rodolfo Komórek, SDB e Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, PMMI, que foram exumados em virtude do processo de canonização em curso.

Foi renomeado Cemitério Horto da Paz, em 1999, por Dom Nelson Westrupp, SCJ, quando a Mitra Diocesana assumiu a administração.

Cemitério Horto da Paz

Rua Francisco Rafael, 357 – Centro – SJCampos
Contato: (12) 3921-6724 | (12) 99707-3981

NOTA

Solicitamos a presença, em nosso escritório, de todos os responsáveis por sepultamentos de familiares em nossos COLUMBÁRIOS e OSSUÁRIOS, para que possamos atualizar cadastros e pendências legais das devidas locações.

Administração do Cemitério Horto da Paz
Mitra Diocesana de São José dos Campos